Updated : set 22, 2022 in Direito do Cidadão

Quando é possível usar o cartão cidadão?

Nem todo mundo sabe, mas o Cartão Cidadão é um direito que pode facilitar e muito a vida de quem precisa lidar com benefícios sociais e trabalhistas. Há algum tempo o uso do cartão está em vigor, entretanto ele fica mais popular quando algum benefício como o FGTS é liberado. Quer entender um pouco mais do assunto e saber em que situações você pode usar o Cartão Cidadão? Leia a seguir para esclarecer suas dúvidas.

O que é o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão é um recurso que proporciona o fácil acesso aos serviços sociais e trabalhistas. A emissão do cartão é gerada pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Governo Federal. Semelhante a um cartão de conta bancária, porém diferente no seu uso, o benefício permite que o assegurado tenha controle do recebimento de seus respectivos valores.

Quando é possível utilizá-lo?

Com o cartão, você pode por exemplo receber:

PIS (Programa de Integração Social)

O PIS é uma iniciativa destinar aos trabalhadores de empresas privadas. Em alguns casos, o trabalhador recebe um abono salarial que varia de valor.

Seguro desemprego

Esse valor é um benefício de assistência temporária concedido ao trabalhador recentemente desempregado.

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um valor mensal depositado para o trabalhador. O FGTS pode ser sacado em algumas situações como demissão sem justa causa.

Bolsa família e outros programas sociais do Governo

O bolsa família é um programa social que visa dar suporte básico às famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. Quem tem direito a solicitar o benefício, deve acessar o Cadastro Bolsa Família e assegurar uma maior qualidade de vida.

Como você pôde conferir acima, o benefício auxilia paramedicinalmente quem trabalha com a carteira de trabalho devidamente assinada ou está se utilizando de um programa social do Governo Federal. Além de poder sacar esses valores, você também pode, através do cartão, além de ficar atento ao calendário do bolsa família 2023, consultar saldo e parcelas ou imprimir extratos. O fácil acesso é surpreendente!

Como posso emitir o cartão?

Adquirir este direito é totalmente gratuito. Em primeiro lugar, esteja cadastrado no PIS/PASEP e tenha em mãos seu Número de Inscrição Social (NIS) ou o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Depois compareça ao banco com os seguintes documentos:

  • RG (Carteira de Identidade) ou CNH (Carteira de Habilitação)
  • CPF
  • Carteira de trabalho
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de endereço (água, luz, telefone fixo ou carnê do IPTU).

Vale ressaltar que você também pode solicitar por telefone. Para evitar a demora de ter o seu cartão em mãos, solicite o mais breve possível e exerça seu direito!

Deixe um comentário