Nem todo mundo sabe, mas o Cartão Cidadão é um direito que pode facilitar e muito a vida de quem precisa lidar com benefícios sociais e trabalhistas. Há algum tempo o uso do cartão está em vigor, entretanto ele fica mais popular quando algum benefício como o FGTS é liberado. Quer entender um pouco mais do assunto e saber em que situações você pode usar o Cartão Cidadão? Leia a seguir para esclarecer suas dúvidas.

O que é o Cartão Cidadão?
O Cartão Cidadão é um recurso que proporciona o fácil acesso aos serviços sociais e trabalhistas. A emissão do cartão é gerada pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Governo Federal. Semelhante a um cartão de conta bancária, porém diferente no seu uso, o benefício permite que o assegurado tenha controle do recebimento de seus respectivos valores.
Quando é possível utilizá-lo?
Com o cartão, você pode por exemplo receber:
PIS (Programa de Integração Social)
O PIS é uma iniciativa destinar aos trabalhadores de empresas privadas. Em alguns casos, o trabalhador recebe um abono salarial que varia de valor.
Seguro desemprego
Esse valor é um benefício de assistência temporária concedido ao trabalhador recentemente desempregado.
FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um valor mensal depositado para o trabalhador. O FGTS pode ser sacado em algumas situações como demissão sem justa causa.
Bolsa família e outros programas sociais do Governo
O bolsa família é um programa social que visa dar suporte básico às famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. Quem tem direito a solicitar o benefício, deve acessar o Cadastro Bolsa Família 2021 e assegurar uma maior qualidade de vida.
Como você pôde conferir acima, o benefício auxilia paramedicinalmente quem trabalha com a carteira de trabalho devidamente assinada ou está se utilizando de um programa social do Governo Federal. Além de poder sacar esses valores, você também pode, através do cartão, consultar saldo e parcelas ou imprimir extratos. O fácil acesso é surpreendente!
Como posso emitir o cartão?
Adquirir este direito é totalmente gratuito. Em primeiro lugar, esteja cadastrado no PIS/PASEP e tenha em mãos seu Número de Inscrição Social (NIS) ou o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Depois compareça ao banco com os seguintes documentos:
- RG (Carteira de Identidade) ou CNH (Carteira de Habilitação)
- CPF
- Carteira de trabalho
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de endereço (água, luz, telefone fixo ou carnê do IPTU).
Vale ressaltar que você também pode solicitar por telefone. Para evitar a demora de ter o seu cartão em mãos, solicite o mais breve possível e exerça seu direito!